sexta-feira, 15 de agosto de 2008

TIPOS DE COOPERATIVAS


"Cooperativas de Consumo

São as que se ocupam em distribuir produtos aos seus sócios, buscando melhores condições, os melhores preços e a melhor qualidade. Esse tipo de cooperativa procura oferecer aos seus associados bens de consumo (alimentos, roupas, eletrodomésticos, etc.) a preços geralmente abaixo do mercado .

Cooperativas Habitacionais - Existem 3 tipos:
a) as que são integradas pôr pessoas que se reúnem com o objetivo de, em mutirão, construir as casas para seus sócios. Elas tem duração determinada, ate o ultimo sócio ter a sua casa.
b) as que são formadas pôr grupos de profissionais, técnicos e trabalhadores da construção civil, que se dedicam a construção de casas para si e para o publico em geral.
c) as que se dedicam ao financiamento da construção de casa seja para sócios, seja para outras pessoas que o desejarem.

Cooperativas de Trabalho
São as que agrupam trabalhadores de uma determinada profissão, que se propõem colocar em comum as suas atividades profissionais. Ex. Taxi, artesão, etc.

Cooperativas de Credito
tem o objetivo de realizar empréstimos aos seus sócios. Essa cooperativa visa resolver os problemas de financiamentos aos produtores. O registro de uma cooperativa de credito esta subordinado ao Banco central

Cooperativas Agrarias
o sucesso da cooperativa agraria depende muito de que os associados coloquem nela toda a sua produção, para que a cooperativa tenha um bom volume de negócios. Tem como objetivo organizar os produtores para: vender em comum a produção entregue pêlos sócios, distribuir aos sócios bens de produção (semente, adubo, ferramenta . etc.), como também comprar o grosso e repassar aos sócios bens como alimentos, roupas e outros produtos para a casa e família .

Cooperativa de Pesca
Ocorre quando um grupo de pescadores organiza em comum as suas atividades produtivas, venda coletiva do pescado, etc.

Cooperativas de Serviço
Tem como objetivo primordial prestar coletivamente um serviço de que o quadro social necessite. Ex. limpeza urbana, etc."

Pode-se ler em:
http://www.lambari.com.br/oquee.htm


Nenhum comentário: